Posted in Uncategorized

Bolachinhas Shortbread

 

No fim de semana começaram as actividades normais desta época do ano. Foi o primeiro jantar de natal e com ele saíram os primeiro mimos para oferecer, uns saquinhos amorosos com bolachinhas decoradas.
A ideia não é nova, nem nada que nunca se tenha visto por aqui, mas é a simplicidade da receita que acho que vale a pena partilhar. 3 ingredientes na proporção de 3,2,1, uma formula que não tem nada que enganar e que os ingleses chamam de shortbread e que pode ser encontrada em todos os livros e revistas de culinária. A massa é tão simples de preparar que nem exige tempo de refrigeração e, para quem quer avançar com umas bolachinhas para oferecer este natal, ou mesmo para fazer decorações para colocar na árvore esta é uma excelente receita.
As bolachinhas não precisam de ser decoradas, eu pessoalmente até as prefiro comer simples, mas a cobertura de açúcar com a adequada decoração deixam as bolachas aprumadas e perfeitas para oferecer.

Ingredientes para cerca de 50 bolachinhas:
300g de farinha
200g de manteiga à temperatura ambiente
100g de açúcar

Preparação:
Coloque a farinha numa taça e junte a manteiga previamente cortada em pedaços. Com as mãos esfarele bem a manteiga na farinha (como se estivesse a fazer crumble) até a massa formar umas migalhas. Junte o açúcar e amasse bem até formar uma bola maleável de massa. (É capaz de demorar um bocadinho a amassar e de ao início parecer que é preciso juntar algum líquido, mas é mesmo assim. Só têm mesmo de continuar a amassar.) Em alternativa poderá colocar todos os ingredientes num robot de cozinha e quando a massa estiver com o aspecto de migalhas retirar e amassar até formar a bola de massa.
Polvilhe uma superfície de trabalho e, com o rolo da massa, estenda a massa até ter cerca de 5mm de espessura. Corte com a forma desejada e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita até esgotar toda a amassa.
Leve as bolachinhas a assar cerca de 8 a 10 minutos (até começarem a querer ficar douradinhas) a cerca de 180ºC. Deixe arrefecer e decore a gosto se desejar.
Se quiser decorar as bolachinhas, misture açúcar em pó com uma colherzinha de água ou sumo de limão até formar uma pasta espessa e branca (se desejar junte corantes para ficar com outras cores). Espalhe sobre as bolachas completamente arrefecidas e decore a gosto.
Bom Apetite!

via http://paracozinhar.blogspot.com/

Vai lá que tem muita receita boa!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s