Posted in Artigos, daqui e dali...

Graminha de trigo

Texto e imagens de via  Vanessa Lampert

savanas

Eu comprava isso para os meus gatos na feirinha orgânica de Porto Alegre. Comprava várias bandejinhas e montava em cima de uma bandeja quadrada de madeira (já que o Tiggy queria deitar nas bandejinhas minúsculas de grama, o que as amassava e impedia que os outros comessem). Muita gente que viu as fotos do Tiggy deitadinho na grama na época me perguntou como eu fazia. Era chato porque eu comprava pronto em Porto Alegre e não conseguia ajudar quem estava em outra cidade.

Hoje me deparei com um fórum de mamães de porquinhos da índia e descobri um passo-a-passo feito por uma moça que se identifica como Panqueca. Vou colocar o PAP dela aqui e o link para vocês acompanharem o tópico inteiro, que é muito interessante. E se você tem porquinho da índia e ainda não conhece o fórum, pode te ajudar.

Bacana saber que isso serve não apenas para gatos. Aliás, se você não tem gatos, nem porquinhos-da-índia, mas se interessa por alimentação natural e saudável, essas são as graminhas utilizadas na fabricação do suco de clorofila. É para isso que os japas de Porto Alegre vendiam, aliás, e ficaram um pouco chocados quando a sem noção aqui resolveu dizer que os gatos adoravam deitar naquela grama (eu achei que eles ficariam felizes em saber).

Bem…bora para o PAP da Panqueca (não é receita de panqueca, tá? Panqueca é o nome da porquinha-da-índia da moça. Achei o máximo, já que minha gata se chama Ricota):

“Faça você mesmo: Grama para porquinho!

Olá pessoal! Vi essas dicas e resolvi seguir, e agora compartilho com vocês: GRAMA DE TRIGO!

Os porquinhos amam, além de ser super nutritiva! E o melhor, é super fácil de fazer, e você não precisará nem de solo (terra) para isso.

Você vai precisar de:

  • – Trigo em grãos (integral);
  • – Pote plástico escuro e tampa;
  • – Bandeja plástica ou algo similar;
  • – Plástico para cobrir a bandeja;
  • – Papel toalha;
  • – Água;
  • – Carinho!

Siga o passo-a-passo abaixo:

Compre trigo em grãos, assim:

trigo

2

Coloque um punhado de grãos de trigo de molho em água num pote escuro, e cubra. Deixe de molho por 24 horas.

3

No dia seguinte, algumas sementes já estarão até brotando. Escorra.

4

Prepare uma bandeja plástica.

Forre a bandeja com algumas folhas de papel-toalha e espalhe as sementes por cima.

5

Molhe bem e cubra com um plástico (pode ser desses de cozinha).

6

Deixe coberto com plástico por 2 a 3 dias, num lugar que receba bastante luz solar (sem pegar sol direto!), sempre observando se está úmido (é importante estar sempre úmido).

7

Mantenha úmido, as sementes vão brotando…

8

Com 3 a 4 dias, estará assim, e você pode retirar o plástico. Mantenha em local iluminado e não se esqueça de regar ou borrifar água umas 2x ao dia!

9

Com cerca de 6 dias, estará assim…

10

Mantenha em local arejado, e observe a raiz, pra ver se não há formação de mofo.

11

Com 7 dias… um “tapete” de grama lindo!

12

Você pode deixar crescer por mais uns dias, ou, se for ansioso como eu, pode dar aos seus porquinhos!

13

Eu fiz 2 bandejas dessas, coloquei uma inteira pra ver como reagiam. Gostaram muito! Mas como elas puxam a folha e vinha a raiz e tudo mais, bagunçando, resolvi cortar a grama e dar assim:

(Nota da Vanessa: isso serve apenas para porquinhos da índia, se você cortar a graminha para os gatos, perderá toda a graça e eles ignorarão solenemente. Deixe que arranquem, que deitem em cima, arrastem pela casa…ou todo o trabalho terá sido em vão, a menos que você fique segurando os toquinhos de grama até eles terminarem de comer, o que, convenhamos, não é a ideia)

14

Cortando a grama assim, dá pra deixar crescer novamente na bandeja por mais 1 ou 2 vezes. Com o tempo, como não há solo, é normal que comecem a se formar fungos nas raízes. Aí, é hora de descartar tudo e começar novamente!

Mantenha a graminha úmida mas não molhe demais, para não estragar as raízes.

Se preferir, pode plantar em vasos com terra, assim não terá o problema do mofo e poderá cortar e deixar crescer novamente por mais vezes.”

No tópico do fórum, há pessoas dizendo que plantaram alpiste (é o que a gente encontra pra vender em pet shops, em potinhos minúsculos e ridículos, que só servem mesmo para filhotes igualmente minúsculos e ridículos), outras dizendo que plantaram o trigo na terra. Clique aqui para acompanhar o tópico.

Vou fazer, preciso arranjar uma bandeja baixa do tamanho que o Tiggy gosta, para iniciar o processo. O bom é fazer duas, alternadas, para sempre ter uma graminha pronta quando a outra já estiver detonada.  Porque, sejamos sinceros, é bem fácil detonar matinho…

deitado2

…Não é?

deitado

Read more: http://lampertop.com.br/#ixzz1gH3o9814

via Blog da Vanessa Lampert

Advertisements

2 thoughts on “Graminha de trigo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s